Fórum Unijorge.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma Pergunta

+3
Núbia
Admin
Luís Ribeiro
7 participantes

Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Uma Pergunta

Mensagem por Mª Lúcia Dom 27 Set 2009, 12:47

Prezados Colegas,

Boa tarde.
Alguém sabe me dizer onde encontro, aqui no fórum, o histórico e site da empresa que está sendo pesquisada?
Aguardo resposta e desde já, agradeço.
Abraços

Mª Lúcia
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Segue resumo do trabalho

Mensagem por Luís Ribeiro Dom 27 Set 2009, 13:02

3 – ÀREAS DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE
PROJETOS



3.1 Gerenciamento de custos


O gerenciamento de
custos da igui é iniciado a partir da concepção do projeto, após devidamente
analisado pela Diretoria, Gerencia de projetos, Setor de orçamentos e custos e
pela aprovação da Presidência da empresa. O projeto, após devidamente avaliado,
é encaminhado para o crivo da SEORC - Seção de orçamentos e custos, para
verificar a disponibilidade de verba, já seguindo o estabelececido no projeto
quanto a margem de riscos apresentados quando da sua concepção.



Após reavalido pela SEORC,
se aprovado for, o projeto é encaminhado à Seção de compras da empresa,
devidamente planilhado, com todas as fases, materiais necessários, descrição
técnica, serviços e com os seus respectivos valores estimados, para a efetivação
das compras dos materiais/serviços, dentro do prazo e do valor orçado e demais
sequências estabelecidas no Projeto.



O processo que diz
respeito ao gerenciamento do projeto,
interage com os processos das outras áreas da empresa. Cada processo
envolve o apoio das demais pareas da emprea e de diversas pessoas ou grupos de
pessoas da empresa, dependendo das necessidades do projeto.



3.2 Gerenciamento da qualidade


O gerenciamento da
Qualidade da iGui incluem todas as atividades da empresa, desde a concepção do
projeto até a execução do mesmo, apura e determinam as responsabilidades, os
objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às
necessidades do cliente.



A empresa dispõe de alguns
padrões e esses devem ser seguidos. A qualidade de seus serviços e produtos é
monitorada do início ao fim dos projetos. Desde a sua concepção á execução e a sua finalização.



A aplicação do processo
de qualidade da empresa é planejada
sistematicamente para garantir que o projeto empregue todos os recursos
necessários para atender aos requisitos determinados. O monitoramento dos
resultados específicos de cada fase do projeto a fim de determinar se eles
estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de
maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório. Efetuar a
medição e comparar com o Plano de Gerenciamento de Qualidade.



3.3 Gerenciamento dos recursos humanos


O gerenciamento de
recursos humanos do projeto da empresa, é ligado a área de Engenharia e Projetos
da empresa e tem o apoio da área de Recursos Humanos. Envolve basicamente todos
os setores da empresa, principalmente a Contabilidade, seção de custos e
osçamentos, a área de montagem, seção de pagamentos, e etc..



A equipe do projeto é
composta de pessoas com funções e responsabilidades atribuídas para o início e término
do projeto. Embora seja comum falar-se de funções e responsabilidades
atribuídas, os membros da equipe estão envolvidos em grande parte do
planejamento e da tomada de decisões do projeto. O envolvimento dos membros da
equipe desde o início acrescenta especialização durante o processo de
planejamento e fortalece o compromisso com o projeto. O tipo e o número de
membros da equipe do projeto muitas vezes podem mudar conforme o projeto se
desenvolve.



3.4
Gerenciamento de riscos



O gerenciamento de
riscos dos projetos da iGui, inclui os
processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas,
monitoramento e controle e planejamento do gerenciamento de riscos do projeto;
a maioria desses processos é atualizada durante todo o desenvolver do projeto.
Os objetivos do gerenciamento de riscos, são aumentar a probabilidade e o
impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos
adversos ao projeto.



Os processos de
gerenciamento de riscos dos projetos da empresa, incluem as abordagens e
monitramento das seguintes àreas:



1. Planejamento do gerenciamento de riscos
– decisão de como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento
de riscos.



2. Identificação de riscos
– determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas
características.



3. Análise qualitativa de riscos
– priorização dos riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de
avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.



4. Análise quantitativa de riscos
– análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais da
projeto.



5. Planejamento de respostas a riscos
– desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as
ameaças aos objetivos do projeto.



6. Monitoramento e controle de riscos
– acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais,
identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e
avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.






Fontes:


http://www.efetividade.net/2008/05/30/gerenciamento-da-qualidade-em-projetos/
acessado em 27.09.2009



http://www.administradores.com.br/artigos/projeto09gerenciamento_de_recursos_humanos/25078/ acessado em 27.09.2009.

Luís Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty textos

Mensagem por Luís Ribeiro Dom 27 Set 2009, 13:04

Os meus textos também foram encaminhados por e-mail.

Luís Ribeiro
ribeiroassuncao@oi.com.br

Luís Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Admin Dom 27 Set 2009, 18:10

Luís Ribeiro escreveu:Os meus textos também foram encaminhados por e-mail.

Luís Ribeiro
ribeiroassuncao@oi.com.br

Luís Ribeiro,

Muito obrigado! Vou organizar e acrescentar o que for necessário.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/09/2009

https://forumunijorge.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Admin Dom 27 Set 2009, 18:24

Maria Lúcia,

Boa noite! Infelizmente ainda temos a limitação de não postarmos qualquer tipo de arquivo aqui no fórum, mas o que pode ser feito é; clicar para escrever uma nova mensagem e então colar aqui no fórum, como o colega já fez em um post anterior. Informo que você pode solicitar o histórico da empresa por e-mail para a responsável por fornecer as informações para a nossa equipe, essa pessoa é a Núbia.

Mª Lúcia escreveu:Prezados Colegas,

Boa tarde.
Alguém sabe me dizer onde encontro, aqui no fórum, o histórico e site da empresa que está sendo pesquisada?
Aguardo resposta e desde já, agradeço.
Abraços
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/09/2009

https://forumunijorge.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty assunto do trabalho

Mensagem por luís Dom 27 Set 2009, 20:48

o trabalhao apresentado pelo luís tinha sido deixado pra eu fazer.
visto que ele ja postou aqui acho que não tem ninguem pesquisando sobre metodologia e gestao de projetos , entao terei que fazer para não ser póstado 2 trabalhos iguais.
como comecei trabalhar essa semana ta meio complicado pra mim
então eu vou pesquisar sobre metodologia e depois posto ...
pesso que verifiquem o email mandado por marilena e por kleber que contem o organograma, para que erros como esse nao ocorra.

luís
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Histórico, Missão e visão da iGUi

Mensagem por Núbia Dom 27 Set 2009, 21:42

Boa noite pessoal,

Vejo que alguns colegas não receberam o e-mail com o histórico, missão e visão da igui.
Estou com alguns problemas no meu e-mail, mas assim que for solucionado, postarei.

Abs,

Núbia

Núbia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 45
Localização : Salvador da Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Histórico, Estrutura organizacional, missão e visão da iGUi

Mensagem por Núbia Seg 28 Set 2009, 11:39

Histórico da iGUi:


A história da iGUi teve inicio em 1995, quando após uma dissidência em uma empresa de piscinas no Rio Grande do Sul, um ex-diretor desta empresa resolveu convidar alguns revendedores desta antiga empresa a formarem uma nova fábrica de piscinas, inicialmente com o nome de Indústria da Piscina.
Por força destes revendedores que passaram a ter participação acionária na fábrica e que gozavam de um excelente conceito com outras revendas no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cada ano a empresa atingia mercados mais distantes e começando a pensar em atitudes para dividir funções e produção para impor mais velocidade ao percentual de crescimento e abrangência a outros estados.
Passado os primeiros cinco anos da empresa, que a todo ano apresentava significativo crescimento, deparou-se com a dificuldade de transportar seu produto aos estados mais distantes que já solicitavam revender seus produtos na região sudeste. Para tanto iniciou-se um processo de licenciamento para novas unidades fabris, iniciando-se por São Paulo, e estendendo-se posteriormente até o Pará. Também com o advento do Mercosul, nasceram 02 unidades fabris na Argentina e logo em seguida uma outra unidade, mas desta vez na Europa, em Portugal mais precisamente. Este ano a iGUi entrará com uma unidade fabril em Cuiabá e outra no mercado da América do Norte, nos Estados Unidos Mexicanos.
Um fato muito importante foi, depois de 09 anos de existência os sócios da empresa tomaram a decisão de substituir a marca Indústria da Piscina, pela marca iGUi, (que significa água em Tupi Guarani) e passou a operar no sistema de franquia, o que trouxe além dos inúmeros benefícios que só as franquias tem, uma forte fixação da marca no mercado de piscinas e possibilitou a expansão da marca pelo mundo à fora, através de suas 10 fábricas no Brasil, 02 na Argentina, 01 em Portugal e 01 que está em fase de implantação no México, sem falar nas mais de 300 revendas franqueadas espalhadas por esses países.

Depois que ficou decidido que a marca Indústria da Piscina seria substituído por outra, vieram as dúvidas, mas qual outra?
Como a iGUi tem um produto ecologicamente correto, por conter o menor índice de emissão de CO2 na camada de ozônio, por trabalhar em todas as unidades fabris com o programa "lixo zero", e na ocasião desta substituição, a campanha publicitária era sobre a natureza, sobre os índios, daí surgiu a sugestão do nome iGUi, que é tão somente uma das muitas maneiras de se falar água em Tupi Guarani, por isso é que dizemos que iGUi é água!







Estrutura organizacional da iGUi:
A estrutura organizacional da iGUi tem mudado muito para poder dar continuidade ao crescimento do grupo. Hoje, a estrutura do grupo iGUi é encabeçado pela Igui World Wide Participações Ltda (I.W.W.), que á a empresa que detém a marca e as patentes dos produtos que levam essa marca, que traça as diretrizes e que desenvolve novos produtos. Esses produtos desenvolvidos pela I.W.W. são por sua vez produzidos (industrializados) por empresas franqueadas para tal, denominadas franquia master, que tem o compromisso de manter a alta qualidade dos produtos e excelente relacionamento comercial com seus clientes que são o ultimo passo para o produto final chegar às mãos do consumidor final e que busca sempre a total satisfação do mesmo.
Além dessa já mensionada, existem sub-grupos na estrutura, que tem a função de suporte a todos os níveis.
A saber, a área de publicidade e marketing, de arquitetura, de contabilidade, jurídica, logística, transporte e financeiras, que são todos terceirizados, mas com grande comprometimento com o todo.

Missão e visão (teoria e a da empresa)
1 MISSÃO

Para Andrade (2002), a missão de uma organização dever definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Portanto para definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negocio? Quem é o nosso cliente? Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto?
Já Porto (2008), define que a missão representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização e a transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade.
Jesus (2008) ainda completa, que a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

2 VISÃO

Andrade (2002), também define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada a longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.
Para Zacharias (2008), simplesmente descreve que visão é o sonho da organização, é o futuro do negocio e onde a organização espera estar nesse futuro.
Para Jesus (2008), a visão dever ser um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização.

3 IDENTIFICAÇÃO DA MISSÃO

Para Andrade (2002), antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão dever estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos.
Andrade (2008) ainda conclui que a missão dever ser voltada para um futuro a longo prazo, dever ter credibilidade, e todos os que trabalham na organização devem conhecê-la, compreende-la, vivê-la e sentir-se atraídos e comprometidos com seus objetivos. A missão dever ser simples, clara e direta, não podem de forma alguma confundir o individuo e causar-lhe duvidas.

4 DEFINIÇÃO DA VISÃO

Para Porto (2008), visão deve estar alinhada como os valores centrais da organização. Ou seja, são os princípios essenciais e duradouros da organização. A organização precisa voltar seus olhos para dentro da própria organização para definir a visão, portanto um observador externo não pode considerar como certo ou errado a visão desta organização. A visão tem que ser inspiradora e impulsionadora, ela dever gerar uma energia positiva para seus colaboradores. Visões com foco financeiros não costumam trazer estimulo e criatividade para a organização, o mesmo vale para a liderança e participações de mercados onde a organização atua. A visão será bem definida quando a resposta, “o que queremos criar?” for respondida.

Referência:

PORTO, Marcelo Antoniazzi. Missão e Visão organizacional: orientação para a sua concepção. Disponível em: ;. Acesso em: 22 fev. 2008.


MISSÃO DA iGUi:

Fabricar piscinas em P.R.F.V. (Plástico reforçado em fibra de vidro), objetivando trazer às suas revendas um produto de qualidade e rentabilidade, e aos consumidores uma garantia de satisfação, e gerando dividendos aos seus acionistas, boas condições de trabalho e qualidade de vida aos seus colaboradores, mantendo um excelente relacionamento com seus fornecedores e contribuindo com a sociedade em geral e no desenvolvimento do país.

VISÃO DA iGUi:

A iGUi visa continuar a expansão dos seus negócios, levando ao maior número de países e pessoas, seu produto, promovendo inúmeras oportunidades à seus colaboradores e incorporando novas forças, fortalecendo seus fornecedores, oferecendo ao consumidor alta tecnologia e qualidade em seu produto, sempre respeitando o meio ambiente e sendo uma marca símbolo de referencia no Mercado de piscinas.


****Este material foi enviado por e-mail, desde quando foi definido que a empresa escolhida seria a iGUi****

Núbia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 45
Localização : Salvador da Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Histórico, Estrutura organizacional, missão e visão da iGUi

Mensagem por Núbia Seg 28 Set 2009, 11:48

Mª Lúcia escreveu:Prezados Colegas,

Boa tarde.
Alguém sabe me dizer onde encontro, aqui no fórum, o histórico e site da empresa que está sendo pesquisada?
Aguardo resposta e desde já, agradeço.
Abraços

Maria Lúcia,

Já postei o histórico, a estrutura organizacional, a missão e a visão no fórum, caso tenha alguma dúvida faça contato.

O site da iGUi é : www.igui.ws

Obrigada,

Núbia

Núbia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 45
Localização : Salvador da Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Marilena Seg 28 Set 2009, 16:42

Oi Lucia

Eu mandei todo esse material para seu email.
Beijos!
Marilena Oliveira

Marilena

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Site da Empresa

Mensagem por Maria Lúcia Qui 01 Out 2009, 00:18

Mari,

Não recebi esse material. Por favor, mande novamente.
Em um dos e-mails que recebi, vc diz que no Fórum constam o Histórico e o Site da Empresa mas não encontrei nada aqui.
Fico no aguardo.
Beijos

-----------------

Marilena escreveu:Oi Lucia

Eu mandei todo esse material para seu email.
Beijos!
Marilena Oliveira

Maria Lúcia

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Ludimila Qui 01 Out 2009, 12:25

Dá uma lida no material que está postado acima da sua mensagem Maria Lúcia.

Qualquer outra dificuldade, estarei aqui para ajudar!

Ludimila

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 38
Localização : Camaçari Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Andréia Luiza Qui 01 Out 2009, 17:54

Pessoal não estou conseguindo entender a que pé anda o trabalho. Era para ser enviado para mim, do pessoal da minha euipe e nada foi enviado para fazer uma triagem, por favor me matenha informada pois do jeito que esta ta complicado.....
Agradecida.

Andréia Luiza

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Ludimila Qui 01 Out 2009, 20:02

Quem é alpinho?

Ludimila

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 38
Localização : Camaçari Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Admin Qua 07 Out 2009, 20:54

Ludimila escreveu:Quem é alpinho?
Quero saber também.
Acho que por aqui não há necessidade da confidencialidade!
Laughing Laughing
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/09/2009

https://forumunijorge.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Luís Ribeiro Qua 07 Out 2009, 21:23

Mistérios

Luís Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Reencaminhando o trabalho

Mensagem por Luís Ribeiro Qua 07 Out 2009, 21:36

Boa noite pessoal

Senhores Relatores,

Conforme sugestão, fiz uma revisão no trabalho tentando trazer ao máximo
para a realidade da empresa. O assunto é extenso e eu não tive condições
de coloca-lo em 1 página, mas, caso o trabalho final exceda a quantidade
de folhas (laudas) exigidas, sugiro que o relator suprimima do trabalho
o que lhe for dispensável.
Não esqueçam de trazer para a realidade do texto as Normas ABNT
(importante).
O texto também foi encaminhado via e-mail.

Estou a disposição para o que se fizer necessário.






1 – Fundamentos de gerenciamento de
projetos.



1.1 Introdução ao gerenciamento de projetos:

O escritório de projetos da iGui tem como missão
manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da
empresa e o objetivo de garantir a implementação de projetos dentro do prazo e
custo definidos no plano estratégico. É a arte de confrontar os objetivos da
concorrência, gerenciar riscos e superar obstáculos para liberar com êxito um
produto que atenda às necessidades dos clientes (que pagaram por ele) e dos
usuários.

A empresa trabalha com franquia, que é denominada "franquia master" e as
revendas ''franquias". A fábrica vende para as suas revendas apenas o
casco da piscina. As revendas por sua vez, vendem ao consumidor final, o casco
e agrega outros valores, tais como: equipamento de filtragem, dispositivos de
hidromassagem, iluminação, aquecedores e etc.

As piscinas são obrigatoriamente instaladas por técnicos das revendas. Isso é uma
exigência da iGUi para manter a garantia de 15 anos.

Quando um cliente vai à uma revenda comprar uma piscina, dependendo do tamanho da piscina. A área técnica vai antes na residência do cliente para um completo
levantamento, e são levantados detalhes como: se a piscina cabe de fato naquele
espaço, verifica também se há lençol freático, se existe pedra ou areia no solo,
se o terreno é aproriado. Para depois então determinar o valor da piscina.

Vamos tomar como base a piscina modelo Farol da Barra, completa e instalada em Salvador, custará R$ 8.100,00 e dependendo do tipo de solo pode custar R$ 300,00 a mais ou a menos.

Após a conclusão da fase da pré venda
do produto, os dados são encaminhados para a área de projetos da empresa, que
em cima dos dados técnicos levantados, estabele metas a serem cumpridas

1.2 Ciclo de vida, análise e viabilidade de projetos:

A análise do ciclo de vida da iGUi determina o que foi, ou não, feito pelo projeto; O
ciclo de vida avalia como o projeto está progredindo até o momento; O ciclo de
vida permite que seja indicado qual o ponto exato em que o projeto se encontra
no momento;

A análise de viabilidade econômico-financeira dos projetos da iGUi, leva em conta as principais variáveis do setor como: análise do terreno, investimento em propaganda, definição do tipo de produto, estruturação financeira, ritmos de venda, tipo de solo, pesquisa de mercado, instalação, entre outros.

O projeto é subdividido em fases de desenvolvimento. A utilização desta divisão possibilita um melhor acompanhamento e controle sobre os recursos gastos, quais as correções necessárias e quanto ainda será gasto para atingir o objetivo.

Fase de Iniciação: Aprovação do modelo do produto, define como será a execução da obra.

Fase de Planejamento: Nesta fase é detalhado tudo que será necessário para a perfeita realização do projeto que prevé a construção da piscina e posterior instalação. Incluindo cronograma, prazos de instalação, alocação dos recursos envolvidos, análise de custos, dimensionamento da operação, mão-de-obra, tipo
de solo (areia) mesnos tempo,menor número de trabalhodores e menor custos, num
solo com pedra, a mesma piscina custará mais, gastará mais tempo para a
instalação e necessitará de um número maior de trabalhadores.


Fase de Execução: Leva em consideração o prazo da obra, demarcação de área, escavação do solo, nivelamento e aterramento, número mínimo de trabalhadores, alimentação e transportes.

Fase de Controle: Esta fase é executada em paralelo com as fases de planejamento e execução. O objetivo principal desta fase é acompanhar e avaliar tudo que está sendo feito na situação atual, pautando-se na situação planejada. Quando o projeto foge ao o que foi planejado, é imediatamente realizo ações corrtivas.

Fase de Finalização: São avaliadas todas as tarefas e fases através de uma auditoria interna, todos os documentos e planilhas são levantados e a equipe passa por um processo de aprendizado, pois são chacados o desenvolvimento de cada etapa.

1.3 Estruturas
organizacionais e gerenciamento de projetos:

1.3.1 Por se tratar de uma empresa de grande porte que teve início dentro do
estado do Rio Grande do Sul, a empresa iGUi possui um sistema organizacional formal. Mas, existe também dentro da empresa um sistema informal, onde é até mesmo incentivado pelos próprios Diretores.

1.3.2 O Gerenciamento de projetos da empresa atinge
todos os campos da empresa, onde possui como objetivo básico mostrar a seus
funcionários os valores como visão, missão, e política. Ela até evidencia, que
possui funcionários informais que se destacam em suas funções até mais que um
funcionário formal. Nesse caso, o profissional informal, seria o prestador de
serviço da empresa. Em reuniões da diretoria, são jogadas na mesa relatórios de
produtividade, postura, qualidade, profissionalismo, espírito de equipe, tudo
para um objetivo único e exclusivo de incentiver ainda mais seus funcionários.

3 – ÀREAS DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

3.1 Gerenciamento de custos

O gerenciamento de custos da iGUi é iniciado a partir da concepção do projeto, após devidamente analisado pela Diretoria, Gerencia de projetos, Setor de orçamentos e custos e pela aprovação da Presidência da empresa. O projeto, após devidamente avaliado, é encaminhado para o crivo da SEORC - Seção de orçamentos e custos, para verificar a disponibilidade de verba, já seguindo o estabelececido no projeto
quanto a margem de riscos apresentados quando da sua concepção.

Após reavalido pela SEORC, se aprovado for, o projeto é encaminhado à Seção de compras da empresa, devidamente planilhado, com todas as fases, materiais necessários, descrição técnica, serviços e com os seus respectivos valores estimados, para a efetivação das compras dos materiais/serviços, dentro do prazo e do valor orçado e demais sequências estabelecidas no Projeto.

O processo que diz respeito ao gerenciamento do projeto,
interage com os processos das outras áreas da empresa e de diversas
pessoas ou grupos de pessoas da empresa, dependendo das necessidades do
projeto.

3.2 Gerenciamento da qualidade

O gerenciamento de Qualidade da iGUi inclue todas as atividades da empresa, desde a concepção do projeto até a execução do mesmo, apura e determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades do cliente.

A aplicação do processo de qualidade da empresa é planejada
sistematicamente para garantir que o projeto empregue todos os recursos
necessários para atender aos requisitos determinados. O monitoramento dos
resultados específicos de cada fase do projeto a fim de determinar se eles
estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de
maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório. Efetuar a
medição e comparar com o Plano de Gerenciamento de Qualidade.


3.3 Gerenciamento dos recursos humanos

O gerenciamento de recursos humanos do projeto da empresa, é ligado a área de Engenharia e Projetos e tem o apoio da área de Recursos Humanos. Envolve basicamente todos os setores da empresa, principalmente a Contabilidade, seção de custos e orçamentos, a área de montagem, seção de pagamentos, e etc..

A equipe de projetos é composta de pessoas com funções e responsabilidades atribuídas para o início e término de cada fase do projeto.

3.4 Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos dos projetos da iGui, inclui os
processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas,
monitoramento e controle e planejamento do gerenciamento de riscos do projeto;
a maioria desses processos é atualizada durante todo o desenvolver do projeto.
Os objetivos do gerenciamento de riscos, são aumentar a probabilidade e o
impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos
eventos adversos ao projeto.

Os processos de gerenciamento de riscos dos projetos da empresa, incluem as abordagens e monitramento das seguintes àreas:


1. Planejamento do gerenciamento de riscos
– decisão de como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento
de riscos.

2. Identificação de riscos
– determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas
características.

3. Análise qualitativa de riscos
– priorização dos riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de
avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

4. Análise quantitativa de riscos
– análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais da
projeto.

5. Planejamento de respostas a riscos
– desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as
ameaças aos objetivos do projeto.

6. Monitoramento e controle de riscos
– acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais,
identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e
avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.


Fontes de pesquisa:

Empresa iGUi

http://www.efetividade.net/2008/05/30/gerenciamento-da-qualidade-em-projetos/
acessado em 27.09.2009

http://www.administradores.com.br/artigos/projeto09gerenciamento_de_recursos_humanos/25078/ acessado em 27.09.2009.

Luís Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty ALPINHO

Mensagem por Luís Ribeiro Qua 07 Out 2009, 21:41

alpinho escreveu:Pessoal não estou conseguindo entender a que pé anda o trabalho. Era para ser enviado para mim, do pessoal da minha euipe e nada foi enviado para fazer uma triagem, por favor me matenha informada pois do jeito que esta ta complicado.....
Agradecida.

Pessoal,

Eu acho que esse Alpinho é um ESPIÃO.
Cuidado

Luís Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Andréia Luiza Ter 13 Out 2009, 20:11

Alpinho sou eu Andréia desculpe nao ter me identificado mas pensei q já sairia o meu nome.
Minhas duvidas já foram esclarecidas e minha parte do trabalho vai agora ta (de toda equipe de marketing)

Andréia Luiza

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Andréia Luiza Ter 13 Out 2009, 20:17

2.1 FUNDAMENTOS DO MARKETING

Noções Gerais do Marketing

Muitas pessoas confundem o marketing com vendas ou propaganda. Mas o marketing vai, além disso, vender e propagar o produto está dentro do composto do marketing que é explicado pela teoria dos 4C’s: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação. O foco deve estar na satisfação do cliente, com o custo adequado, o produto acessível e em local conveniente, com suas qualidades ao mercado por meio de publicidade e promoção.
O marketing tem sido definido por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes. Analisando essa premissa como o conceito de marketing pode-se obter uma compreensão nítida de que o marketing tem como compromisso o resultado do cliente e é, acima de tudo, ética e respeito com o consumidor. Ele contempla o encantamento do cliente pela prestação do serviço e o lucro é o fruto dessas ações.
Kotler e Keller, sabiamente na última edição do livro Administração de Marketing, propuseram o seguinte conceito mercadológico: “O marketing supre necessidades humanas e sociais [...] lucrativamente”. O trabalho do marketing é converter as necessidades da sociedade em oportunidades rentáveis.
A Empresa iGUi iniciaram suas atividades na cidade de Gravataí, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da Indústria da Piscina, fundada em Junho de 1995. A marca iGUi foi incorporada ao Grupo Empresarial a partir de 2002, passando a operar no sistema de franquia, o que proporcionou uma forte fixação da marca no mercado de piscinas, aumentando sua percepção de valor, expansão da marca pelo mundo à fora e, conseqüentemente, a rentabilidade dos negócios ao longo do tempo.
Impulsionada pela visão empreendedora de seus dirigentes, as Empresas iGUi conquistaram a liderança nacional na sua categoria de mercado e tornaram-se um dos mais importantes grupos empresariais do país. Seus produtos traduzem inovação, tecnologia, qualidade e muito profissionalismo.
As diretrizes, o desenvolvimento de novos produtos, bem como o compromisso de manter a alta qualidade dos produtos e excelência no relacionamento comercial com os clientes em busca de total satisfação, fica a cargo da Igui World Wide Participações Ltda - IWW, que detém a marca e a patente dos produtos.

A franquia Igui Piscinas foi uma das 8 marcas brasileiras de destaque que participaram da Franchise Expo Paris, na França, que ocorreu em março deste ano. Sua participação neste evento de porte internacional, proporcionou divulgação de sua marca no cenário internacional, consolidando-se como sinônimo de qualidade, sofisticação e rentabilidade.
Seus produtos são divulgados nas mídias de massa, como também em seus pontos de comercialização. Como resultado de um projeto de padronização da rede de franquias, seus produtos devem ser expostos nas áreas externas das centrais de venda, posicionados na vertical de forma a serem vistos a distancia, devendo dispor de um rico sistema de iluminação que proporcione visualização privilegiada da empresa à noite. As centrais de venda devem, obrigatoriamente, estar localizada em lugares estratégicos, como a beira de rodovias movimentadas.

Mercado

A participação da IGUI no mercado interno e externo cresce constantemente. O Grupo tem uma das melhores e mais lucrativa rede de revendedores de piscinas do mundo. Através de suas 10 fábricas no Brasil, 02 na Argentina, 01 em Portugal e 01 que está em fase de implantação no México e mais de 300 revendas franqueadas espalhadas por esses países, a iGUi atua no mercado global, consolidando sua marca como um dos mais importantes grupos empresariais do setor.

Macroambiente de Marketing

É o ambiente global no qual estão inseridas forças sociais, externas à empresa, que afetam todo o microambiente (fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e os diversos públicos) podendo interferir na atuação da empresas. São exemplos dessas forças:
• Naturais - Clima, Chuvas, Secas, safra, etc. Mudanças nas forças naturais podem causar escassez de matéria-prima, aumento nos custos de produção, prejuízo na qualidade dos produtos etc.
• Demográficas - Referem-se às características da população em geral em termos de tamanho, idade, localização, sexo, raça, ocupação, etc
• Econômicas - Correspondem às características da economia nacional e global, fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.
• Variáveis Tecnológicas - É talvez a força mais significativa. A pesquisa e o desenvolvimento são extremamente necessários em uma empresa.
• Variáveis Sócio-culturais - Os gostos, preferências, hábitos e atitudes das pessoas direcionam a decisão de compra para determinados bens e serviços em detrimentos de outros.
• Variáveis Político-Legais - Constituído por leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

A iGUi, devido a um forte planejamento estratégico, se utiliza de muitas dessas variáveis de modo a melhorar sua atuação e seus resultados, transformando-as em oportunidades.

Com vistas a minimizar os possíveis impactos negativos ou ameaças geradas pelo macroambiente no qual está inserida a Igui foram criados subgrupos na estrutura, cuja função é dar suporte a todos os níveis.
O grupo pode contar com apoio das seguintes áreas:
• Marketing e publicidade
• Arquitetura
• Contabilidade
• Jurídica
• Logística
• Transporte
• Financeiras

Concorrentes

A Igui sabe que ter uma visão de mercado, conhecer tanto os concorrentes como os consumidores são pontos fundamentais para se diferenciar da concorrência, sabendo utilizar todas as informações que possui a seu favor, para se tornar mais competitiva, de forma que o mercado procure seus produtos por um diferencial.
É buscando se destacar frente os concorrentes que a Igui oferece diversas vantagens competitivas, dentre as quais destacamos:

• Rapidez na entrega dos produtos aos clientes, podendo durar até 10 dias. Conta
com cerca de 80 carretas e 60 caminhões para garantir as entregas com eficiência.
• Produtos desenvolvidos com o mais alto padrão de qualidade, contanto com 15
anos de garantia, extensa rede de revendedores exclusivos garantindo, assim, proximidade aos clientes e assistência rápida e eficiente.
• Grande diversificação de modelos de piscinas, ofertados em vários tamanhos,
distribuídos nas categorias: Compacta, Média, Grande e Especial. São ao todo 41 modelos exclusivos com preços que podem variar de R$ 4 a 78 mil, com facilidades de pagamento, atendendo aos mais variados gostos, cabendo nos mais diversos tamanhos de bolsos e orçamentos, atendendo, assim, à todas as necessidades e classes.

Destacamos como seus principais concorrentes no Nordeste: Águia Piscinas, Akesse e Haas Piscinas.

Fornecedores

A Igui mantém um excelente relacionamento com seus fornecedores, promovendo o fortalecimento mútuo através da criação de sólidas parcerias , oferecendo ao consumidor alta tecnologia e qualidade em seu produto, sempre respeitando o meio ambiente e sendo uma marca símbolo de referencia no mercado de piscinas.
Dentre os seus principais fornecedores, podemos destacar: Nitriflex, Owens Corning, Bandeirante Química, Diosil, Reichhold do Brasil, Akso Nobel.
Clientes ou consumidores

O estabelecimento de uma clientela fiel, satisfeita e convencida do justo preço pago pelo produto ou serviço prestado é, sem dúvida, um dos maiores desafios enfrentados pelo marketing.
Nesse sentido, o primeiro passo a ser tomado é o de identificar quem efetivamente compõe o público alvo. Feito isto, está na hora de estabelecer canais para se comunicar com esse público, satisfazer o cliente de forma a não só conquistá-lo, mas, sobretudo, fidelizá-lo.
Eis alguns fatores sobre a retenção de clientes:
• Conquistar novos clientes pode custar até cinco vezes mais do que satisfazer e reter os que já existentes. Afinal, não é fácil induzir clientes satisfeitos a deixar de contratar seus fornecedores atuais.
• As empresas perdem em média 10% de seus clientes a cada ano.
• Conforme o setor, uma redução de 5% no índice de perda de clientes pode aumentar os lucros de 25 a 80 %.
• A taxa de lucro por cliente tende a aumentar ao longo do tempo de permanência do cliente retido.
A Igui reconhece a importância de satisfazer e reter o cliente. Clientes satisfeitos constituem o capital mais precioso que a empresa pode ter. Com isso, os investimentos em marketing de relacionamento com o cliente se expandem e ganham importância nas ações da empresa para a constituição de uma ampla e sólida base de clientes.

Outra questão é a transformação de seus vendedores em consultores, permitindo que estes através de seus conhecimentos e opiniões influenciem na decisão de compra do consumidor, principalmente quando estes ainda não conhecem as especificidades dos produtos ofertados pela empresa, situação que requer especial atenção dos vendedores. Tal situação é alcançada através de constantes investimentos em treinamento, capacitação e reciclagem do seu quadro funcional.
Fator também importante na conquista de clientes, diz respeito à tomada de consciência ambiental pela sociedade, que se conscientizou de que os recursos naturais são limitados e preocupou-se com o seu esgotamento frente à sua escassez.

É nesse contexto de sustentabilidade e constante demanda por parte dos consumidores de uma postura ética, ecologicamente correta e socialmente justa pelas Organizações que a Igui se mostrou interessada em aderir a este movimento para o Desenvolvimento Sustentável, procurando cada vez mais as melhores práticas de gestão.
O Grupo tem o orgulho de ser uma empresa consciente da sua responsabilidade sócio-ambiental, produzindo um produto ecologicamente correto. Desenvolve suas atividades de uma maneira eco-eficiente. A Igui recicla e retira o mínimo da natureza para preservar os recursos naturais e minimizar os impactos ecológicos.

.Segundo estudo realizado pela PUC-RS, seus produtos contêm o menor índice de emissão de CO2 na camada de ozônio, a piscina em P.R.F.V. emite durante o seu processo de construção cerca 223 kg de CO2, já a piscina construída em concreto armado emite cerca de 7.290,2 kg de CO2, 32 vezes mais CO2 que a piscina de P.R.F.V. em seu processo construtivo.
Trabalha com o Programa Lixo Zero, desenvolvido e implantado em todas as suas fábricas, através do qual todo material reciclável é reutilizado, vendido ou doado para empresas com este propósito e o lixo não reciclável ou não reaproveitável é prensado e transformado em "reforço estrutural" de produtos acabados.
Propiciam a economia no consumo de água através da comercialização de filtros que têm a função de descontaminar a água utilizada na piscina, eliminando de maneira segura os microorganismos que podem causar mal, sem deixar resíduos prejudiciais ao meio ambiente, diminuindo em quase 100% a renovação de água da piscina.
As madeiras utilizadas para conformação de reforços, processos industriais e embalagens são provenientes de plantios de reflorestamento próprio.
Disponibiliza um canal de comunicação para os seus clientes – SAC – para esclarecimentos de dúvidas, sugestões e reclamações; utilizando a base de dados resultante dessa fonte de coleta de informações para promover melhorias continua, visando atingir a excelência de seus processos, produtos, atendimento e conseqüentemente alcançar à satisfação do seu portfólio de clientes.

Andréia Luiza

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Ludimila Ter 13 Out 2009, 21:27

Ok!!
Esclarecido o espião... KKk

Ludimila

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 38
Localização : Camaçari Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Pergunta Empty Re: Uma Pergunta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos